Todo mundo sabe como um tapete pode fazer toda a diferença na aparência de um cômodo. Porém, sabemos também como pode ser difícil encontrar um modelo que combine perfeitamente com a decoração da sua casa. Em outras palavras, isso pode ser um processo cansativo, repleto de tentativas e erros. Portanto, para acertar no look de uma vez por todas, confira então a seguir 4 dicas dos experts de como escolher o tapete ideal para sua casa.
1. Defina uma base
Tapetes feitos de materiais naturais, como juta e sisal, costumam se sempre boas adições a basicamente qualquer ambiente. “Eles são materiais duráveis, perfeitos para locais onde há muita movimentação”, diz a expert Katie Davis. Além disso, por serem tecidos rígidos e desconfortáveis, eles são ideais apenas para decorar locais como o chão.
A arquiteta afirma que também utiliza muito tapetes de lã, de estilos como o Oushak turco, em suas decorações. “Às vezes, preferimos ousar com um look mais vintage nos tapetes, usando muito o vermelho, o azul e o verde para fazer uma bela justaposição com um ambiente mais elegante.”
Veja também:
+ Tapetes geométricos: 10 ideias inspiradoras e dicas fáceis de como escolher o seu
+ Upcycling: como aproveitar um tapete antigo na decoração de casa
2. Foque nas texturas do tapete
“Uma boa dica é evitar misturar padrões de tapetes diferentes”, aconselha a arquiteta Lisa Queen. “Ao invés disso, foque nas texturas. Você pode ousar nas estampas e cores nas camadas de baixo, deixando, assim, as camadas superiores mais simples e neutras, mas sempre buscando implementar texturas interessantes.”
3. Complemente o espaço
É preciso levar em consideração o espaço por completo quando for selecionar um tapete, sugere Davis. “Um tapete vintage antigo pode se tornar um belo ponto focal e pode ser usado para acrescentar um pouco de cor ao ambiente, sem sobrecarregá-lo”, afirma a designer. “Nós, arquitetos, costumamos combinar as cores do tapete às cores-base do lugar. Por exemplo, se na sala há almofadas azuis, queremos, então, que o tapete tenha um toque de azul também.”
Veja também:
+ 8 tapetes lisos que farão qualquer espaço parecer mais bonito e aconchegante
+ Dicas fáceis para acertar na escolha do sofá, da cortina e do tapete da sala
+ 4 passos fáceis para acertar na escolha do tapete
+ Por dentro do duplex de luxo de Karol Conká em SP. Veja fotos!
4. Tapete em piso de carpete
Tapetes são bem-vindos em qualquer lugar, mesmo se você possui um chão de carpete. Ou seja, qualquer ambiente pode se beneficiar do uso de um tapete. “Apesar de o cliente já ter um chão de carpete, um tapete pode ajudar a definir o espaço melhor”, explica Davis. “As regras de decoração com tapetes seguem as mesmas, assim como às de uma casa com piso de madeira”.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br